Serviços > Clima e Carbono

Carbono Zero

O que é?

O Carbono Zero® é um serviço disponibilizado pela PVS cujo conceito base assenta na identificação, contabilização e compensação das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) geradas pelas atividades das organizações, através da remuneração do serviço de sequestro de dióxido de carbono (CO2) por áreas florestais em quantidade equivalente.

Ou seja, através deste serviço a sua empresa pode, voluntariamente, compensar as emissões de CO2 que não conseguir reduzir ou evitar, apoiando financeiramente projetos que promovam a captura de quantidades equivalentes de Gases com Efeito de Estufa em floresta nacional, e assim compensar o respectivo impacte no ambiente.

Enquanto marca pioneira em Portugal no mercado de compensação voluntária de emissões de Gases com Efeito de Estufa, a Carbono Zero beneficia de um estatuto que funciona publicamente como referência de confiança ambiental.

 

Para quem?

Todas as empresas e organizações que, voluntariamente, desejam adotar um comportamento ambientalmente mais responsável na área de compensação de emissões de gases com efeito de estufa resultantes das suas atividades, incluindo:

  • Actividades das empresas;
  • Hotéis;
  • Eventos (tais como concertos, exposições);
  • Frotas;
  • Publicações.

Como funciona?

O serviço Carbono Zero identifica e quantifica as emissões de gases com efeito de estufa, expressas em dióxido de carbono equivalente (CO2e), associadas às atividades em análise e prevê igualmente a compensação das emissões não evitáveis através do apoio financeiro a projetos de sequestro de carbono.

O cálculo das emissões de CO2e é feito segundo metodologias próprias da marca Carbono Zero, baseados nos mais rigorosos standards internacionais (como o Greenhouse Gas Protocol) que estabelecem os âmbitos de atuação, direta e indireta, por áreas de atividade.

No que se refere à compensação das emissões, desde a sua génese em 2006, que a Carbono Zero tem privilegiado o apoio a projetos florestais em Portugal. As florestas captam dióxido de carbono (o principal dos 6 gases com efeito de estufa identificados no GHG Protocol) através do processo de fotossíntese, constituindo um importante reservatório de carbono. Por forma a assegurar o real sequestro das emissões de GEE, a Carbono Zero dispõe de uma metodologia própria certificada para o cálculo da compensação de emissões, que dispõe de mais de 15 anos de aplicação e validação em contexto real na floresta nacional.

 

Vantagens

Agir localmente para colher globalmente.

Ao ostentar a marca Carbono Zero®, a sua organização estará a comunicar publicamente, que adotou um posicionamento de Responsabilidade Ambiental e que desenvolve a respetiva atividade de forma sustentável e com vista à mitigação do impacto nas alterações climáticas, à redução da respetiva pegada de carbono e à neutralização dessa pegada.

Em termos da imagem pública da empresa, o estatuto Carbono Zero atesta que a empresa atingiu níveis ótimos de práticas ambientais, o que reflete elevado nível organizacional, gerando credibilidade para a marca e maiores oportunidades de negócio.

Loading...